segunda-feira, maio 25, 2009

7ª Arte - Arena de Palma Dourada

João Salaviza, um jovem realizador de 25 anos é o primeiro português a trazer a Palma de Ouro do Festival de Cinema de Cannes, na secção de curtas-metragens, com "Arena" a sua segunda curta-metragem. De entre 3600 filmes, apenas 9 foram escolhidos para concorrer nesta categoria, sendo o filme português o vencedor.

Arena, uma curta-metragem de 15 minutos baseada na exploração do grande-plano, retrata a vida de um jovem delinquente, Mauro, detido em prisão domiciliária na zona socialmente problemática de Chelas.
"Marcado" por uma pulseira electrónica e impossibilitado de sair de casa, Mauro vai tentando ganhar a vida fazendo tatuagens. É neste panorama que ele entra em conflito com três jovens de um gang local. Estes exigem a devolução de 20€ por uma tatuagens mal feita. Depois de agredido e roubado pelo gang, Mauro fica no dilema entre sair de casa para recuperar o dinheiro e o quebrar da liberdade condicional.

Sei que existe ainda da parte de muitas pessoas um enorme preconceito para com o cinema nacional, mas são normalmente essas mesmas pessoas que não inibem de pagar para ver produção americana do tipo "Transformers" ou "Fast&Furious". Não quero com isto dizer que as pessoas não devem ver estes filmes. Por mim até podem pagar para ver a saga do "Sozinho em Casa" toda duma só vez. O que acho absurdo é falarem mal do cinema nacional, que apesar da falta de efeitos especiais, costuma ter muito bons argumentos e pagarem para ver cinema que só serve para comer pipocas.

Tenho dito.

sexta-feira, maio 15, 2009

O Analfabeto Político de Bertolt Brecht

"O pior analfabeto é o analfabeto político.
Ele não ouve, não fala, nem participa nos acontecimentos políticos.
Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão,
do peixe, da farinha, do aluguer, do calçado e do medicamento
dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e enche o peito dizendo que odeia
a política. Não sabe, o imbecil, que da sua ignorância política nasce a prostituta,
o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos,que é o político vigarista,
aldrabão, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo."

Bertolt Brecht


Não deixem de votar em todas as eleições deste ano. Não fiquem com o rabo no sofá, fazendo de conta que esqueceram o estado actual do país. Não se esqueçam também do mau governo destes últimos 4 anos. Não existem somente 2 partidos em Portugal, não é desculpa voltar a votar no "engenheiro" Sócrates só por que não se gosta da Ferreira Leite, se não quem somos nós para falar mal das suas decisões? Será que vamos repetir a estupidez americana, que por duas vezes elegeram o mesmo estupor para governante máximo do seu país? A mudança depende de nós, mas para ela acontecer temos de agir e não ficar parados à espera que as coisas mudem por nós.

sábado, maio 09, 2009

-Tento ler a tua alma através desses olhos que eu amo - dizia-lhe ele enquanto a contemplava. Os olhos sardentos dele, carregados de amor e sinceridade tentavam perceber as intenções dela. Ansiavam por um beijo dela, daqueles lábios carnudos. Quando eles se beijam criam uma ligação tão forte e tão única. Ele passa a ser dela e ela dele, duas pessoas numa só, feitas para se amarem e serem amadas. As formas dos seus lábios completam-se. É a melhor coisa do mundo! Tão única como a relação deles!
Beijam-se...
É neste momento que ele percebe tudo aquilo que há pouco tentava perceber através do olhar. E pensando bem já o tinha conseguido perceber.
Como ela sabia, não foram precisas palavras. A ternura e a paixão daquele beijo conseguiram transmitir-lhe todo o amor que ela sente por ele!
Depois disto abraçaram-se intensamente como se não houvesse amanhã e adormeceram juntos lado a lado, de mãos dadas (e como eles desejavam este momento!)...