terça-feira, agosto 10, 2010

Um Funeral à Chuva - O depois

Telmo Martins e toda a equipa da Lobby Productions bem que podem estar gratos por terem conseguido incluir o seu filme "Um Funeral à Chuva" no cinema Castelo Lopes da Covilhã (devo relembrar que a distribuição estava a cargo da Lusomundo e que apenas foi exibido na Castelo Lopes da Covilhã devido à história do próprio filme).
Digo isto porque, apesar de toda a divulgação que houve entre as redes sociais e os canais académicos, o filme não chegou nem perto às expectativas dos criadores quanto ao numero de espectadores, com muita pena minha.

Muita gente apontou o dedo a "Um Funeral à Chuva" por se assemelhar a "Amigos de Alex", e é certo que o filme não é perfeito, eu próprio que adorei vê-lo, reconheço que tinha algumas lacunas, mas também acho que merecia bem mais do que os 9.142 espectadores que teve durante a sua passagem pelas salas de cinema nacionais.
É certo que conseguiu ser o segundo filme português mais visto do ano, e só isso é óptimo, mas o primeiro foi "A bela e o paparazzo" com 98.722 espectadores. E como se pode ver, a discrepância entre o primeiro e segundo lugares é esmagadora e até posso estar enganado, pois não vi o filme, mas custa-me a crer que o filme de António-Pedro Vasconcelos seja 10 vezes melhor que o "Um Funeral à Chuva".

Talvez o facto de o filme ser mais direccionado a um público jovem, que ainda tem a mania de que o que é feito em Portugal é mau, também não tenha ajudado. De qualquer forma, é pena ver tais números finais numa produção bem acima da média, e ainda por cima, totalmente independente.

segunda-feira, agosto 09, 2010

Paredes de Coura - O rescaldo

Foram 6 belos dias de muito sol, calor, pó e música; num ambiente naturalmente deslumbrante, que rapidamente se tornou sujo e poluído devido à maior concentração de javardos por km2 que alguma vez vi.

Claro que é sempre bom quando temos a oportunidade de ver bandas que adoramos (em especial os Klaxons e os Prodigy, no meu caso) e é ainda melhor quando é a primeira vez que os vemos ao vivo. Mas é no mínimo deplorável ver o quanto a nossa geração ainda é totalmente inconsciente em relação às suas acções para com o ambiente.

Mas pronto aqui ficam algumas das fotos que resumem este 6 belos dias em que fomos "Reis do monte". Pena ter ficado sem bateria pouco antes do concerto do Prodigy, não só pela banda, mas também porque no dia seguinte teria sido muito fácil demonstrar o estado em que ficaram as margens do rio Coura...Fica para a próxima