No meio de muito dos site, blogues e fóruns que sigo atentamente nas minhas divagações pela "net", hoje saltou-me à vista um artigo no Rua de Baixo.
O artigo, que tinha por título "De lá para cá", é a recolha de 3 entrevistas feitas a 4 pessoas, em tudo comuns ao mero mortal cidadão do nosso país, apenas com uma diferença, que as distinguia de qualquer outro português e ao mesmo tempo as unia entre si. Cada uma destas pessoas nasceu fora de Portugal, mas encontrou no nosso país aquilo que faltava nos sítios de onde partiram.
O artigo fez-me pensar o quanto é estranho ouvir tantas vezes falar mal de Portugal, pela boca de portugueses e depois ler artigos como este em que a honra do convento é salva por alguém de fora. Alguém me disse uma vez, que grande parte do caminho que falta para que Portugal evolua passa pela confiança dos portugueses no seu próprio país. Não no sistema político ou judicial, mas na gente que forma a verdadeira massa daquilo a que chamamos a Alma Lusa. Talvez seja essa uma das grandes diferenças entre os outros povos que alguns de nós gostam tanto de engrandecer; a simples falta de confiança e orgulho de que o que é português pode ser tão bom ou muito melhor que o que é espanhol, alemão ou americano.
Para lever o artigo a que me refiro no inicio do post, basta clicarem aqui
1 comentários:
O que eu tantas vezes tenho dito...!O país pode estar em crise, pode estar muito mal...mas se as pessoas continuarem com o mesmo pensamento de sempre...assim fica dificil. O nosso país é tão bom quanto os outros....
Enviar um comentário