"Há quem diga que a Arte nacional não tem expressão lá fora, que não trás nada de novo e que não inova. Pois eu acho, que quem diz isso não conhece a Arte nacional."
Todos os que costumam ver projectos de arquitectura, seja ou não de uma forma assídua, já devem ter reparado que são raros os projectos que se destinam a ser habitados, pois este não.Trata-se da casa do próprio arquitecto. A Casa de Fez é uma daquelas criações que nos mostra a força e a beleza da verdadeira Arquitectura. Um projecto que se destaca das normas de moderno; fora daquela arquitectura em forma de "caixote", que apesar de não fazer ninguem indiferente, já começa a mostrar alguma saturação.
Construída na bela cidade do Porto e projectada por Álvaro Leite Siza Vieira - não confundir com Álvaro Siza Vieira, seu pai - a Casa Fez é considerada como a obra da sua vida, não só por ser a sua própria casa, mas também por ter exigido muita dedicação e força de vontade ao arquitecto nortenho.
De diversos pontos de vista podemos apreciar uma subtil mistura de linhas entre a arquitectura da década passada e linhas futuristas, pontuadas por influências do estilo do arquitecto finlandês Alvar Aalto.
Esta estrutura de linhas espaciais não convence apenas pelo seu exterior, pois o "lado de dentro" possui também decorações de tecto que ajudam a criar um ambiente cheio de beleza e atracção.
Através deste trabalho, apenas um do seu já vasto currículo, Siza Vieira "Júnior" demonstra que não ficará na sombra do pai.
1 comentários:
Gosto! Gosto! Gosto! Gosto! Gosto! Gosto! Gosto! Gosto! Gosto! Gosto! Gosto! Gosto! Gosto! Gosto! (...)Gosto!
Sendo eu uma apaixonada por este tipo de projectos (sejam eles nacionais ou não, mas gosto de apreciar) fiquei fixada ao pc durante uns largos minutos a observar cada imagem aqui colocada. Dá vontade de ir conhecer cada cantinho desta casa, ai se dá!
***
Enviar um comentário