sábado, julho 26, 2008

REC - Corre, Escapa, Sobrevive... mas não deixes de gravar

Tendo sido galardoado com variadíssimos prémios de diversos festivais de cinema europeu, entre eles o Fantasporto, edição 2008. Este filme só à pouco tempo chegou às minhas mãos.
Falo-vos de REC, um filme de terror espanhol, que estreou nas salas de cinema do país vizinho a 23 de Novembro. Recebeu o Prémio de Melhor Filme do "Fantas" deste ano, só devido a isso é que teve direito a passar nas salas de cinema nacionais, a 10 de Abril. Mas não nos podemos esquecer que esta estreia a nível nacional, só aconteceu em algumas cidades do Litoral, mais uma vez, o Interior foi completamente esquecido.

REC mostra-nos uma história do ponto de vista de um documentário (ficcional) de uma equipa de reportagem catalã, que tem por objectivo, filmar a vida dos bombeiros de Barcelona durante a noite em que decorre a acção do filme.
A noite começa completamente calma. Cresce o desejo, da dupla de repórteres, de que algo aconteça, mas há certos desejos que devemos guardar para nós mesmos.
Os bombeiros são chamados a um antigo prédio da cidade, onde existe muito mais do que uma idosa que entrou em histeria.




A principio cheguei a temer mais um filme do género "Blair Witch Project" ou "Cloverfield", mas rapidamente me apercebi de que não havia nada a temer, pelo menos quanto à qualidade do filme.
Este filme é apenas uma das muitas provas de que o cinema europeu está cada vez melhor.
REC é um claro exemplo de como um filme de baixo orçamento pode ser bem melhor do que muitos blockbusters dispendiosos de Hollywood.
Filmado e encenado de uma maneira brilhante, este filme vai fazer-te saltar da cadeira o tempo todo.
ESQUEÇAM O RESIDENT EVIL! REC embrulha toda a trilogia baseada nos vídeo-jogos nipónicos e FAZ MELHOR!

Este filme tem já uma reprodução "americanizada" - The Quarantine. Mas façam um favor a vocês mesmos e vejam a versão original, mesmo que não gostem de espanhol, acreditem, vai vos fazer olhar em volta cada vez que tiverem numa divisão às escuras, sozinhos (ou então não).
Um doce bem regado de adrenalina para quem gosta de filmes de terror.




P.S.: Recomendo a visualização com, no máximo, mais 3 pessoas e sem qualquer luz ligada (se tiverem um bom sistema de som, melhor!).






P.P.S.: Para os fãs deste filme, já existem rumores de uma sequela.

0 comentários: