terça-feira, agosto 10, 2010

Um Funeral à Chuva - O depois

Telmo Martins e toda a equipa da Lobby Productions bem que podem estar gratos por terem conseguido incluir o seu filme "Um Funeral à Chuva" no cinema Castelo Lopes da Covilhã (devo relembrar que a distribuição estava a cargo da Lusomundo e que apenas foi exibido na Castelo Lopes da Covilhã devido à história do próprio filme).
Digo isto porque, apesar de toda a divulgação que houve entre as redes sociais e os canais académicos, o filme não chegou nem perto às expectativas dos criadores quanto ao numero de espectadores, com muita pena minha.

Muita gente apontou o dedo a "Um Funeral à Chuva" por se assemelhar a "Amigos de Alex", e é certo que o filme não é perfeito, eu próprio que adorei vê-lo, reconheço que tinha algumas lacunas, mas também acho que merecia bem mais do que os 9.142 espectadores que teve durante a sua passagem pelas salas de cinema nacionais.
É certo que conseguiu ser o segundo filme português mais visto do ano, e só isso é óptimo, mas o primeiro foi "A bela e o paparazzo" com 98.722 espectadores. E como se pode ver, a discrepância entre o primeiro e segundo lugares é esmagadora e até posso estar enganado, pois não vi o filme, mas custa-me a crer que o filme de António-Pedro Vasconcelos seja 10 vezes melhor que o "Um Funeral à Chuva".

Talvez o facto de o filme ser mais direccionado a um público jovem, que ainda tem a mania de que o que é feito em Portugal é mau, também não tenha ajudado. De qualquer forma, é pena ver tais números finais numa produção bem acima da média, e ainda por cima, totalmente independente.

1 comentários:

Joana disse...

Foi um bom filme. Sem margem para qualquer dúvida :)

É triste ver que sem dinheiro nada é conseguido. Que não há ajudas a estes (novos) talentos Portugueses...e não nos podemos esquecer, que como o Telmo há muitos outros...espero, sinceramente, que a coragem que o Ele teve sirva de lição e apoio a muitos outros que com o medo de falharem não tentam....O Telmo tentou, e conseguiu ser o 2º filme mais visto em portugal...se ficou aquem de todas as expectativas? Claro que ficou...mas foi um bom começo (no meu ver).

Venha de lá o DVD que vai direitinho para um lugar especial ao pe da T.v. :)