quarta-feira, novembro 03, 2010

Design@pt - Casa Fez

"Há quem diga que a Arte nacional não tem expressão lá fora, que não trás nada de novo e que não inova. Pois eu acho, que quem diz isso não conhece a Arte nacional."

 Todos os que costumam ver projectos de arquitectura, seja ou não de uma forma assídua, já devem ter reparado que são raros os projectos que se destinam a ser habitados, pois este não.


Trata-se da casa do próprio arquitecto. A Casa de Fez é uma daquelas criações que nos mostra a força e a beleza da verdadeira Arquitectura. Um projecto que se destaca das normas de moderno; fora daquela arquitectura em forma de "caixote", que apesar de não fazer ninguem indiferente, já começa a mostrar alguma saturação.


Construída na bela cidade do Porto e projectada por Álvaro Leite Siza Vieira - não confundir com Álvaro Siza Vieira, seu pai -  a Casa Fez é considerada como a obra da sua vida, não só por ser a sua própria casa, mas também por ter exigido muita dedicação e força de vontade ao arquitecto nortenho.


De diversos pontos de vista podemos apreciar uma subtil mistura de linhas entre a arquitectura da década passada e linhas futuristas, pontuadas por influências do estilo do arquitecto finlandês Alvar Aalto.


Esta estrutura de linhas espaciais não convence apenas pelo seu exterior, pois o "lado de dentro" possui também decorações de tecto que ajudam a criar um ambiente cheio de beleza e atracção.


Através deste trabalho, apenas um do seu já vasto currículo, Siza Vieira "Júnior" demonstra que não ficará na sombra do pai.

1 comentários:

Joana disse...

Gosto! Gosto! Gosto! Gosto! Gosto! Gosto! Gosto! Gosto! Gosto! Gosto! Gosto! Gosto! Gosto! Gosto! (...)Gosto!

Sendo eu uma apaixonada por este tipo de projectos (sejam eles nacionais ou não, mas gosto de apreciar) fiquei fixada ao pc durante uns largos minutos a observar cada imagem aqui colocada. Dá vontade de ir conhecer cada cantinho desta casa, ai se dá!

***