terça-feira, novembro 09, 2010

A nossa tralha

Espero que todos consigam perceber bem inglês e o humor deste senhor, George Carlin, um dos melhores humorista que alguma vez ouvi.

Uma interessante e cómica visão do materialismo humano e aquilo a que nos obriga.

quarta-feira, novembro 03, 2010

Design@pt - Casa Fez

"Há quem diga que a Arte nacional não tem expressão lá fora, que não trás nada de novo e que não inova. Pois eu acho, que quem diz isso não conhece a Arte nacional."

 Todos os que costumam ver projectos de arquitectura, seja ou não de uma forma assídua, já devem ter reparado que são raros os projectos que se destinam a ser habitados, pois este não.


Trata-se da casa do próprio arquitecto. A Casa de Fez é uma daquelas criações que nos mostra a força e a beleza da verdadeira Arquitectura. Um projecto que se destaca das normas de moderno; fora daquela arquitectura em forma de "caixote", que apesar de não fazer ninguem indiferente, já começa a mostrar alguma saturação.


Construída na bela cidade do Porto e projectada por Álvaro Leite Siza Vieira - não confundir com Álvaro Siza Vieira, seu pai -  a Casa Fez é considerada como a obra da sua vida, não só por ser a sua própria casa, mas também por ter exigido muita dedicação e força de vontade ao arquitecto nortenho.


De diversos pontos de vista podemos apreciar uma subtil mistura de linhas entre a arquitectura da década passada e linhas futuristas, pontuadas por influências do estilo do arquitecto finlandês Alvar Aalto.


Esta estrutura de linhas espaciais não convence apenas pelo seu exterior, pois o "lado de dentro" possui também decorações de tecto que ajudam a criar um ambiente cheio de beleza e atracção.


Através deste trabalho, apenas um do seu já vasto currículo, Siza Vieira "Júnior" demonstra que não ficará na sombra do pai.

segunda-feira, novembro 01, 2010

PCêgo

Sem nos darmos conta, os nossos dias são agora passados à volta de seres super-inteligentes. Seres capazes de fazer a mais difícil equação enquanto o Diabo esfrega um olho, copiar na perfeição as mais complexas obras de arte e viajar daqui até ao Japão em menos de 2 segundos e ainda mostrar-nos como estão as ruas de Tóquio naquele preciso momento. Têm "apenas" a incapacidade de se relacionarem sentimentalmente connosco - humanos -, qual génio matemático sofrendo de autismo, embora o contrário já não seja impossível.

Tatuados com todo o tipo de simbologia, embora a tatuagem da maçã agora esteja muito na moda, estes serem e os seus filhotes de tamanho de bolso, mais os primos a tira-colo ou os avozinhos mais de ficar por casa fazem a versão moderna de saltimbancos, malabaristas, trovadores e bobos da idade média.

É impressionante o tempo que passamos com estes novos seres, que apesar de já cá andarem à uns anos, só na ultima década é que começaram a proliferar que nem coelhos. Talvez por isso, pela quantidade de horas que passamos com eles, nos seja tão difícil aceitar que o nosso amigo possa ir para o paraíso informático, levando com ele, muitas das vezes, segredos, informação e pedaços da nossa vida com ele. Não existe qualquer tipo de comparação aqui, mas a verdade é que cada pessoa põem um pouco de si no seu computador.

"Mostra-me o teu ambiente de trabalho e direi-te quem és"