segunda-feira, maio 17, 2010

Novos factos sobre a selecção nacional na Covilhã

1. Cada boneco em forma de estrela que há na Covilhã (pelo menos dois, um na rotunda ao pé do hotel Turismo e outro no pelourinho) custam 10000€

2. Os funcionários do hotel da serra da Estrela onde a selecção está hospedada estão proibidos de dirigir a palavra aos jogadores da selecção pelo próprio seleccionador nacional. Não podem dizer um bom dia sequer!

3. Se por acaso tiverem o azar de estar a passear de carro pela serra e forem mandados parar por dois motões da polícia é porque o autocarro da selecção quer passar. Não sei se é o autocarro deles que é maior do que os normais...precisam da estrada toda só para eles!

4. Os fundos para a realização do tradicional sarau da escola Campos Melo foram reduzidos por causa da estadia da selecção na Covilhã. Parece que afinal a câmara vai ter de dispensar um pouquinho do seu dinheiro para ajudar a selecção. Que estranho...tinham-me dito que era a federação nacional de futebol que iria financiar a estadia, obras e tudo o que se tem feito por causa de suas excelências!


Mais novidades? Esperem pelos próximos episódios!

PS: Todos os factos aqui apresentados são verídicos e comprovados por cidadãos comuns da nossa pacata cidade da Covilhã!

33 comentários:

Daniel disse...

Isto sem contar com o enorme "rolo" publicitário colocado na "Torre" de Santo António e na quantidade brutal de publicidade colocada em todos os postes de estrada da Covilhã.
Não digo que inteiramente, mas pelo menos parcialmente custeados pela Câmara da Covilhã, uma vez que tudo isto têm lá o seu logótipo...

Joana disse...

Txii esqueci-me desses!

E agora os autocarros também andam com uma mensagem de apoio à selecção e há scouters para a comunicação social usar também com publicidade à selecção!

Daniel disse...

é um espectáculo :P

Anónimo disse...

Mas isso é prq a câmara é estupida... E prq Portugal endeusa os meninos. Também não concordo com o endeusamento. Mas continuo a achar q o pequeno comércio só tem a ganhar. E tenhamos fé q isto também dá publicidade à cidade prq a cidade vive do Turismo.

Mafalda

Rita disse...

Agora tentem sair do vosso mundinho e ir para fora...como sabem eu vivo parcialmente fora da Covilhã...aqui há gente de todo o lado do país e sou uma felizarda por conhece-los. Nunca se falou tanto da Covilhã..e não, não é só dos jogadores, é da cidade em si. Perguntam-me coisas sobre a cidade e como eu já disse até à comunicação social, é um orgulho para mim ter lá a Selecção e poder responder às questões que me colocam sobre a minha cidade natal. é um orgulho maior, quando essas pessoas, me dizem, tenho de visitar a Covilhã. E se eu durante 4 anos não consegui levar lá muitas dessas pessoas, fico feliz pela Selecção os motivar a ir lá (e olhem que tenho a certeza que eles gostam muito mais de mim que da selecção, apenas eu não lhes trazia as imagens que a ida da selecção aí lhes trouxe - e uma imagem vale mais que mil palavras). Todas as pessoas acham graça à Estreloca. Espero que essas informações que aqui estão colocadas sejam oficiais e não apenas das bocas de alguns Covilhocos que sejam contra a selecção estar a estagiar na nossa cidade. Vou acreditar que são oficiais e então considero que foram um bocadinho caros é verdade. Possivelmente conseguiriam fazer as mesmas mais baratas, mas, e agora já sou eu a especular, talvez haja alguma empresa que conheça alguém da CMC a beneficiar com as Estrelocas. Se a câmara gasta dinheiro dos munícipes por causa da selecção, é normal, eles vão embora e as obras ficam, logo o dinheiro é gasto a favor dos munícipes.
E mais uma vez, o turismo que a Selecção proporciona à Covilhã, mais nenhuma iniciativa o conseguiria.
E já agora, as motoretas com que a Comunicação Social anda, achei-lhes muita graça, até tirei foto para o pessoal daqui e do resto do país que conheço poderem ver, mas aí a CMC não tem o bedelho a meter..as motoretas sao financiadas em grande parte pelo Modelo.

Meus amores, peço-vos, abram os vossos horizontes para poderem ver o outro lado da moeda.

Beijinho

Daniel disse...

Para quem fala em sair do mundinho, parece-me que tu ficas-te colada ao teu, Rita.

Quando é que as pessoas metem a cabeça que falar-se da Covilhã não é sinónimo que investimento e lucro na mesma? Isto não é a Banca, onde a especulação leva á subida dos preços e a lucros!

Quantas pessoas a mais é que vocês acham que estão a gastar dinheiro na Covilhã, de forma significativa para estes rios de dinheiro, se justificarem?
Acham que os endinheirados jogadores da selecção encontram aqui alguma coisa que não encontrem nas cidades onde jogam? Por favor...

Para alem dos hotéis, onde os jogadores dormem e Comem (sublinho) não vejo muita gente a ganhar com isto.
Mas elucidem-me!
Eu tenho visto toda a gente a dizer que o turismo vai ganhar com isto, mas não me sabem dizer quem!

Vivemos num país pequeno, as pessoas vêm para cá ver um treino e/ou jogo e voltam para casa no mesmo dia! Não há investimento no turismo por parte de Turistas!
Até podem comer 1 ou 2 refeições num qualquer sitio da Covilhã, isto se não trouxerem de casa, mas e depois?

Rita, sai do teu mundinho e olha à tua volta, vê os gastos que se fizeram e que se fazem nesta mesma hora com a selecção. Achas mesmo que têm razão de ser?

As passadeiras que se pintaram (e não me venham dizer que foi por outra razão) por causa da selecção, já estão a largar tinta que é uma coisa parva, para alem de que quando molhadas são mais escorregadias que o piso normal. faz sentido? Menos aderência numa passadeira?
Quanto se terá gasto nisto também? Daqui a meio ano já não se nota que foram pintadas.

E quanto às obras que ficam depois da selecção ir embora. Ainda me vão explicar para que é que aquelas duas estrelas vestidas à jogador vão servir depois... A não ser que isto se repita daqui a 2 ou 4 anos. Custaram as 2 40000€, por amor de Deus!

Para além da satisfação da população em geral com este Ópio do povo, ainda me vais dizer qual é o outro lado da moeda...

Daniel disse...

Enganei-me num numero no ultimo coment. São 20000 € pelas 2 estrelas e não 40000€

É muita moeda para ver o outro lado...

Rita disse...

Fiquei colada ao meu como??

Concordo ctg que as passadeiras foram pintadas por causa da ida da Selecção à nossa cidade. O porquê de estarem pintadas de vermelho, com uma tinta que faz derrapar não consigo perceber, mas caso não estejas lembrado as passadeiras já estão assim à quase 3 anos (começaram a pinta-las assim quando eu tirei a carta). Agora só arranjaram aquilo que o tempo e a erosão desfizeram.

"Rita, sai do teu mundinho e olha à tua volta, vê os gastos que se fizeram e que se fazem nesta mesma hora com a selecção. Achas mesmo que têm razão de ser?"
Primeiro...Daniel eu adoro viver no meu mundinho, aqui sou feliz, aqui consigo ver para além do horizonte..
Segundo..acho que tem toda a razão de ser...aliás..penso até que deveria ser gasto outro tanto noutras modalidades que não o futebol. Como em tudo é preciso primeiro se investir para depois retirarmos os lucros.

beijinho

Daniel disse...

E outro problema é que os lucros não vão ser nem sequer iguais aos gastos. Quem gasta mais dinheiro (a Câmara, neste caso), não via reave-lo por esta iniciativa, o que leva a que todos nós tenhamos de dar do nosso bolso, para depois não vermos esse dinheiro aplicado como deve ser.

Nós vemo-nos à rasca com o investimento que fazemos no futebol, quanto mais ter o mesmo dinheiro para outras modalidades. O país só vê um desporto e depois os outros lixam-se, porque nunca sobra dinheiro para eles.

Quanto às passadeiras, a questão não é a cor. A questão é gastarem dinheiro em algo inútil e que até agrava o perigo na estrada, só porque é algo de aplicação rápida. Isto para quê? Para a Selecção "ver".

Joana disse...

Talvez...mas é necessário demonstrar(como se pode e não como se quer) o apoio que a cidade tem de dar a selecção...senao vejamos, vinham eles todos contentes porque foram convocados para a selecçao e não viam nem bandeiras, nem faixas (E a enorme faixa de publicidade e sobretudo de APOIO a eles que está no predio de ST. António...não é nenhum nome...va vamos lá chamar as coisas pelos Nomes, fica bonito) mas como o Daniel disse e bem (pelo menos concordamos, neste assunto, nalguma coisa)foram custeados PARCIALMENTE pela CMC mas quem vos disse que tinha custa balurdios à camara??Pode ter havia patrocinio por parte da grafica e por ai fora...falar por falar, também não é agradável.

Oh Joana...qual é o problema dos autocarros??A empresa não pode mostrar o seu apoio???Os autocarros deixam de confortáveis??Deixam de prestar o devido serviço?? Não me parece...E as Scouters? Ai sim, dou o meu lovor a quem teve a brilhante ideia...gastam menos, poluem menos, ocupam menos espaço, refrescam mais e tudo...e essas Scouters foi ideia do Continente/modelo...e qual é o problema? Explicam-me?
Se calhar também vao pedir aos Covilhanenses para tirarem todas as bandeiras das janelas/varandas/portas????É que ja so falta isso...

E outra coisa, mais para o Daniel, há pessoas que estão cá desde o primeiro diz e vao permanecer até ao ultimo na cidade para apoiar a selecção, para ver a selecção e ate para "espiar" a selecção....e achas que essas pessoas vao e vem todos os dias? Que nao comem do ar? E as pessoas que vem assistir ao jogo? E que viram futuramente à nossa cidade???É que eu ainda não percebi a vossa linha de pensamento, a serio que não....E já fiz muito esforço para perceber...

E outro aspecto, a Câmara deve-vos dinheiro???!! Têm algum familiar directo que trabalhe lá e que o salário deles esteja em risco por causa disto?? Julgo que não...penso que devia estar(porque não estou) mais preocupada do que vocês...quero fazer estágio, no proximo ano, na CMC...não vos parece??

Nós vivemos numa cidade 5 estrelas!! Mentalizem-se disso e há muita coisa que aqui existe que não encontras noutra cidade qualquer...!!!!

Por vezes temos de saber olhar noutras direcções...mas tb sou só eu a dizer, é claro...não vá eu ouvir como da outra vez "deves ter a mania que es de Desporto..." mas é que não tenho a mania...Sou mesmo da área...e quem não gosta não lê! É tão simples quanto isto!

Joana disse...

Falta uma grande parte do meu comentário que o blog nao postou...nao vou voltar a escrever tudo...mas fica a pergunta que tem origem a resposta que se le no inicio do post anterior

"tem a cidade publicidade a mais?"

Joana disse...

"Nós vemo-nos à rasca com o investimento que fazemos no futebol, quanto mais ter o mesmo dinheiro para outras modalidades. O país só vê um desporto e depois os outros lixam-se, porque nunca sobra dinheiro para eles."

Então vai dizer isso ao MUNDO inteiro...e o estado investe dinheiro no futebol sim (e ate de mais), MAS (repito mas) a culpa é de todos nós que fazemos desta modalidade Desporto Rei e que move multidões...é a vida!

Rita disse...

Joana (Costa), acho que tu, eu e até o Daniel concordámos numa coisa..O futebol é o ópio do povo (principalmente nesta altura)...mas e quê? Já Fernando Pessoa o procurava...não é uma coisa de agora...

Joana disse...

Não duvido da veracidade dos valores apresentados...mas onde está a admiraçao?? Há tantas coisas que são em demasia e ninguém se queixa...e no mundo do Desporto (e infelizmente) os valores sao todos a tender para o elevado!!!

Depois há outra questão..que n ficou no post mas que eu refiro...qual é o problema dos empregados não poderem falar com os jogadores?Eles não estão cá de ferias...estao num estagio para o Mundial onde a concentração é importante (independentemente da posiçao em k a selecção ficar no mundial) e não se admirem assim tanto se até os meus colegas, que estao a auxiliar o estagio, não falam directamente com eles...só o fazem quando sao os jogadores a irem cumprimentá-los...e fica ja sabendo que no ultimo dia de estagio os empregados poderao falar com os jogadores, pedir aotografos e por ai fora...é uma questao de respeitar o que lhes foi pedido....e nao acredito que a grande maioria dos jogadores nao diga um simples Bom dia/boa tarde/boa noite aos empregados!!!!!

Joana disse...

Concordo Rita =)

Joana disse...

"a culpa é de todos nós que fazemos desta modalidade Desporto Rei e que move multidões...é a vida!"

Pois, pois é! Mas então continuem a tratá-los a todos como deuses!

Gonçalo disse...

Olá olá!

Ai que este tema deixa tanta gente céptica... looooooooooooooooool

Bem, acho que o importante que deve ser referenciado é que a CMC tem apresentado obra, quer na própria Covilhã, quer nas suas freguesias! E a minha (GRANDE) terra que o diga! xD

OBVIAMENTE que a vinda da selecção requer certas mordomias. Epah, o mundo funciona assim. A CMC gasta milhares de euros? Óbvio! É a única entidade pública com OBRIGAÇÃO de o fazer, sem necessáriamente retirar lucros (grandes ou pequenos) disso. Tirando uma pequena minoria (mas também nunca se pode agradar a todos, não é?) as pessoas andam mais entusiasmadas, com um orgulho acrescido, não que antes não o tivessem, mas que nestes momentos é muito mais enaltecido e, sobretudo, andam felizes!
Sempre se disse que os gostos não se discutem... a maioria gosta do futebol? É isso que lhes disperta paixão? Que as move? Epah... são gostos! Quem não gosta não olha! lol

Certamente a CMC não investirá (ainda que pouco dinheiro e a fundo perdido) numa modalidade que meia dúzia de gatos pingados vão ver! Não é isso que faz a população da Covilhã entrar em alvoroço e feliz! (felizmente ou infelizmente)

Enfim... quero é que a selecção avance o mais possível no mundial e que tudo corra bem! xD


Ah... bom bom é o FestiVales! Não sabem o que é?! Venham ver e desfrutar! (e enquanto não vierem, escusam também de opinar! looool)

Joana disse...

Joana, eu não trato nenhum deles como Deuses!!! São profissionais que eu gosto(alguns deles, é claro) e que considero como melhores jogadores da nossa selecção! É algum mal gostar de Futebol?Não, não é...nunca foi e nunca será!Cada um é livre de escolher a modalidade que mais gosta!

Anónimo disse...

Eu gosto de futebol! De bom futebol,com bons jogadores,como por exemplo os que faziam parte da selecção do Mundial de 2006 ou euro 2008.
Com estes.... tenho as minhas dúvidas, mas mesmo assim, dou-lhes o benefício da dúvida.
O meu mundinho, não se resume à Covilhã, ou mesmo a Portalegre....estou farta de viajar além fronteiras e acreditem, nem os espanhois, os ingleses ou mesmo os alemães, reagem da mesma maneiras que vocês "super entendidos na matéria".
Esta selecção só devia precisar de um campo de futebol para treinarem, dum ginásio, de um sítio para dormirem e comerem, e deveriam era dar o melhor para pelo menos justificarem o que ganham.
Eu vou trabalhar todos os dias e nunca ninguém me colocou nenhuma faixa ou cartaz com qualquer incentivo para o ir fazer.
A mim, a partir do próximo mês, tal como aos vossos pais, vão-nos descontar mais 1 ou 1,5% no nosso vencimento. Acham que a eles lhes toca alguma coisa ?
Vocês são universitários têm obrigação de perceberem e de verem para além de folclore que se gerou em volta da selecção e numa pacata cidade interior que de bom, só tem ainda, o ar que se respira......

Daniel disse...

Joana (Costa)

"senao vejamos, vinham eles todos contentes porque foram convocados para a selecçao e não viam nem bandeiras, nem faixas"

Acho que os atletas olímpicos não vêm nada disso quando vão estagiar seja onde for, ou pelo menos, não com tamanha pompa e despesa, e não é por isso que deixam de trazer medalhas para Portugal, com orçamentos muito inferiores das receptivas federações


Gostava de saber de uma gráfica que "patrocina-se" tamanha publicidade. E agora falo com conhecimento de causa, porque é a minha área. Aquilo custou mais que uma das estrelas. Gostava de saber da gráfica que ficava a arder com 2000€ que fosse...

E que tal: Scouters - nenhumas? Às vezes nem em jogos de risco a policia as usa. Têm medo de hooligans aqui na Covilhã, é? Ou é mais umas parolice para publicitar a Sonae engrandecer os meninos? É que se for um investimento TOTALMENTE privado, por mim até podiam trazer o Pelé.

É claro que quem quer ter bandeiras tem. É pena é que o símbolo de um país só seja usado para apoiar um desporto (fosse ele qual fosse) e não o ter real orgulho no facto de se ser português.

E Joana, não gostavas de fazer um estágio remunerado, em vez de receberes 0€, pelo menos nos primeiros 3 ou 6 meses? Era bom não era? O dinheiro que vai, não volta tão depressa...

Se há muita coisa aqui na Covilhã, que não há noutro sitio, diz uma quantas. É que se não caímos sempre no mesmo: há muita coisa, mas o quê? É que eu sinceramente ainda não vi...

E sim, tem publicidade a mais

"Então vai dizer isso ao MUNDO inteiro...e o estado investe dinheiro no futebol sim (e ate de mais), MAS (repito mas) a culpa é de todos nós que fazemos desta modalidade Desporto Rei e que move multidões...é a vida! "

Mas por isso mesmo é que eu falo, Joana. Porque nesses milhões não me vês lá a mim, nem a muitas outras pessoas, mas temos de paga-las na mesma.

E o problema é que esses valores exorbitantes no mundo do desporto se resumem, em Portugal, apenas ao futebol


Gonçalo:

Então e porque é que só se lembram das obras nas eleições e quando cá vem alguém "importante"? As pessoas não pagam impostos no resto no ano? Não merecem uma cidade melhor (e não apenas remodelada) durante o ano todo?

Rita disse...

Por norma não comento comentários de anónimos, mas vou abrir desta vez uma excepção.
Espanha, Inglaterra e Alemanha...ora deixem-me cá ver...a última vez que a Inglaterra ganhou um Mundial foi em 1966, a Alemanha em 1974 e Espanha nunca, tal como Portugal. Estes países apoiam tal como os Portugueses as suas Selecções de Futebol, com o melhor que cada país pode oferecer. Se esses países têm mais dinheiro para investir que Portugal, sim têm, mas como é óbvio, todos querem fazer o melhor.
Quanto ao apoio e incentivo dado aos jogadores, "amiguinha" tu não sei, mas eu adoro receber sms, ou ouvir dizer pela manhã "tem um óptimo dia de trabalho". A disposição com que se vai trabalhar é logo muito maior.
E deixa-me que te diga outra coisa, o que essa cidade do interior tem de melhor não é o ar, são as pessoas.

beijinho

Daniel disse...

Correcção:

Alemanha - Campeão do Mundo de 1990

Anónimo disse...

Se "não comentas comentários de anónimos" ( qual é o teu curso ? Ensinaram-te Português? ou é na cosmopolita Portalegre que se fala assim ????? ) porque o fizeste ?
É preciso saber-se interpretar o que nos dizem ou o que nos escrevem....
Eu não escrevi que os países mencionadas tinham sido campeões, eu mencionei-os apenas pela sua grandeza, pela maneira como os adeptos apoiam as suas selecções. Mencionei-as por comparação ao nosso país, que apesar de estar em queda livre para o abismo, não tem qualquer problema em mostrar aos maiores, que podemos tanto como eles.
Já agora a quantos de vocês (acérrimos apoiantes) a selecção ou a câmara, ofereceu bilhetes para os jogos? A equipa de Cabo Verde ofereceu os bilhetes aos seus conterrâneos que estudam cá . Será que vocês estão à espera dos camarões ???

Poderia dizer-te muito mais coisas, mas já vi que não vale a pena.
Ah, já agora toma atenção: amiga sou de algumas pessoas. "amiguinha" será a tua mãe.....

Mas ainda te vou ensinar outra coisa. Há um provérbio Chinês que diz:
- se o Sr. quiser ter a última palavra numa discussão, basta que diga - ACHO QUE O SR. TEM RAZÃO !

Anónimo disse...

Não seria mais útil utilizarem o dinheiro que estão a gastar na promoção (entenda-se que as empresas quando investem em algo é com a certeza de um retorno social, económico, etc) se porventura este dinheiro fosse utilizado para minimizar e auxiliar os custos dos alunos da UBI aos mais diversos níveis? Será que, já pensaram que estes senhores quando regressarem da África do Sul nunca mais vão pensar na Covilhã nem na sua gente?! Enfim, muito mais se poderia dizer, mas o maior cego não é o que não vê é o que não quer ver. Só mais uma coisa, quando necessitarem de um emprego, não se esqueçam de pedir um lugar na Selecção Portuguesa de Futebol e de pagarem os vossos impostos legalmente e religiosamente, porque estes,sim, é que são a máquina impulsionadora da economia e da parcimónia portuguesa.

Rita disse...

"POR NORMA não comento comentários de anónimos, mas vou abrir desta vez uma EXCEPÇÃO."

Afinal ensina-se Português na cidade de Portalegre.


Sim Daniel, tens razão, Alemanha campeão mundial 1990 (em Itália)...a única razão que vos dou.

beijinho

Joana disse...

Uiii! Estou a ver que isto está concorrido!

Como não poderia deixar de ser concordo com os comentários dos "anónimos"! Acho que, em poucas palavras, já disseram tudo!

Mas claro que cada um tem a sua opinião!

Quanto ao facto de se ensinar ou não bom português em Portalegre Rita, acho que o que o "anónimo" quis dizer foi que está errado dizeres "comentar comentários". É um pleonasmo!
Não quer dizer que esteja incorrecto mas acho que neste caso não se aplica.

Anónimo disse...

É isso mesmo Joana !!!

O outro ( Camões) também disse:
"Vi claramente visto......"
Mas Camões sabia o que tinha visto,e mais, via para além do que a vista avistava.

Joana disse...

Sinceramente já não vale a pena dizer absolutamente mais nada!!!! Porque não vale a pena tentar explicar as coisas...São opiniões...

E foi a última vez que deixei aqui algum comentário sobre a Selecção!

Joana disse...

Ahh Daniel, e se eu for para a CMC estagiar (porque o futuro não está directamente nas minhas mãos) o salário não será certamente 0€!!!!e irei receber desde o primeiro mês até ao último...são 12 meses de estágio profissional...em que por vezes não é o clube/associação/empresa que paga à pessoa!


Ahh e cada um é feliz à sua maneira...por isso sejamos felizes da maneira que quisermos, sim? Obrigada!

Daniel disse...

De nada Joana!

Volta Sempre

Joana disse...

"Já agora a quantos de vocês (acérrimos apoiantes) a selecção ou a câmara, ofereceu bilhetes para os jogos? A equipa de Cabo Verde ofereceu os bilhetes aos seus conterrâneos que estudam cá . Será que vocês estão à espera dos camarões ???"


Se somos apoiantes ou não, não interessa nada para a questão. E como deve saber os bilhetes é assunto da Federação! Os alunos da UBI que fizeram uma das muitas faixas ai espalhadas, tiveram direito a bilhetes oferecidos pela Federação! Tanto que a câmara limitou-se a por os preços que a FPF pediu! Se há bilhetes oferecidos? Claro que há...e ha-de haver sempre!

E este sim foi o ultimo comentário!

Anónimo disse...

Por acaso a senhora sabe de onde ou quem suporta as remunerações auferidas através dos estágios profissionais? Claro, que todos os estagiários tem direito a esse subsídio. Só que uns tem acesso a este estágio através das suas competências, outros têm-no através de vitamina C ...

Joana disse...

Pois, como tudo...A vitamina C instalou-se no nosso pais à mto...Mas se eu for lá parar esteja descansada (o) que não será por esse factor! Com 100% de certezas!