domingo, junho 06, 2010

A morte pode ser uma lufada de ar fresco - Um Funeral à Chuva

Um grupo de antigos estudantes universitários reencontra-se na cidade onde haviam estudado, devido à morte de um deles. Na obrigação de satisfazer o último desejo deste, o grupo inicia um jornada de auto-descoberta sobre a essência da amizade verdadeira.
Contudo, há 10 anos que não se viam...

"Um Funeral à Chuva", a primeira longa-metragem de Telmo Martins, antigo aluno de Design Multimédia da Universidade da Beira Interior, foi feita sem qualquer apoio do Estado (quando o dinheiro vai para umas coisas, não dá para outras) e quase inteiramente filmado na linda cidade da Covilhã. Por isto mesmo, este filme representa um novo marco histórico no cinema independente português, sendo até considerado por muitos a primeira verdadeira longa-metragem nacional independente.

Apesar de todas estas dificuldades, o filme consegue fazer aquilo que um bom filme deve fazer: despertar emoções e avivar recordações. Pôr toda uma sala (cheia) a rir durante quase 2 horas, não é para todos e passar a mensagem daquilo que é a vida académica e da saudade que deve deixar em todos aqueles que a viveram no seu verdadeiro sentido, muito menos.


Confesso-me aqui, que foi o primeiro filme português que fui ver ao cinema. Não por não ter gostado de nenhum outro até agora, apenas porque se o cinema nacional já tem pouca divulgação e apoio, então quanto mais para o interior do país pior.
Agora, toca a ir ao cinema, que este filme vale mais que a pena e porque iniciativas destas podem realmente mudar o estado do cinema em Portugal

9 comentários:

Joana (sem log in!) disse...

Este filme é sem dúvida um dos melhores que já vi!
Quase parecia que estávamos a ver um filme com muitos (mas mesmo muitos) amigos!
Um filme que não é considerado uma comédia mas que fez rir muito mais do que as tradicionais comédias!

E é com orgulho que sei que não foi só na estreia que a sessão esteve esgotada. Ao longo destes dias a sala tem enchido sempre!
E mais! O realizador e alguns actores têm estado sempre nas sessões para observarem as reacções do público.

Muito bom mesmo!

Aura disse...

O filme foi fabuloso, e sim, se não estou em erro foi o primeiro filme português que fui ver ao cinema. O realizador e os actores estão de parabéns, pois realmente foi um filme que enfatizou com gargalhadas e suspiros toda a plateia!

Daniel disse...

Ah pois é!
Sabem que mais? Acho que temos é de perder essa maldita mania de que o que é nacional não é bom! Este filme é só mais uma prova de que o que é português tem tanto valor, se não mais, que o que vem de fora.

Joana (sem log in, outra vez!) disse...

Eu acho que o problema aqui é que os filmes portugueses nunca chegam ao cinema na Covilhã!
E já houve um ou outro que eu queria ir ver e não deu!
Mas pronto, estrei-me com um filme magnífico! =)

Joana disse...

Foi um filme fantástico. "Prendeu" as pessoas do primeiro ou último minuto. Sorri (e muito). Divertir-me. Percebi (e demasiado bem) a mensagem do filme...e já deu inicio uma ponta de nostalgia...e o pensamento começa a ir para "E daqui a 10 anos? como serao as coisas??"


Tive o prazer de falar com o Realizador, Telmo Martins, no fim do filme e dei-lhe os meus sinceros parabéns! Notou-se que estava orgulhoso e todas as palavras que lhe eram dirigidas foram só mais um brilhozinho nos olhos do senhor...É uma prova viva de que quando se quer...consegue-se realizar os sonhos:)

Joana (sem login) disse...

E Joana kase todos os filmes portugueses chegam à nossa cidade....eu já vi varios cá. Agora se eram tão bons como o "Funeral à chuva"? Não, não eram...

Daniel disse...

Epá, tb ñ é bem assim! Chegam cá vários filmes, é certo e verdade. Mas não chegam cá todos.
Eu nunca cheguei a ver cá o "Coisa Ruim" e na altura gostava muito de o ter ido ver ao cinema.
Já o +/- recente filme do Uma Aventura, não digo que não tenha estado cá, mas se esteve, eu sinceramente não o vi em lado nenhum e ao mais foi um filme com uma divulgação bastante grande.

Joana (sem log in, outra vez!) disse...

E aquele filme "Fado" também não chegou a estar cá!
E sinceramente, que eu me lembre, só cá estiveram filmes daqueles com a Soraia Chaves. Não que não tenham valor!

Joana (sem login) disse...

Tiveram outros, como por exemplo "Sorte Nula" :)

E sim, Daniel, " Uma aventura na casa assombrada" esteve cá...e gostei muito mais do livro :)