quinta-feira, setembro 08, 2011

Daniel viu: THOR


Este é um post que faz jus ao nome do blog. Uma daquelas coisas que muitos rapazes escondem durante a sua fase do início da adolescência, para só mais tarde voltar a afirmar sem grande ou nenhum pudor. O gosto pela B.D. e pelos seus heróis.

Eu, como bom fã de banda desenhada, não fujo à norma de acompanhar tudo o que o mercado comercial vai retratando e revitalizando (melhor ou pior), com origem nos "livros de quadradinhos".


A ultima adição, aos agora bastante na moda, remakes e reboots é THOR. Sim, esse mesmo aquele que tem um capacete igualzinho ao do Astérix mas não precisa de poções para dar porrada em meio mundo com o seu enorme martelo. Devo confessar que este sujeito, apesar de não ser dos mais conhecidos, é um dos meus heróis favoritos deste "puto", devido à sua clara ligação à mitologia nórdica e ao seu desenvolvimento como personagem nas B.D.'s.

Quanto ao filme. Acho que já não se encontra em quase nenhuma sala de cinema nacional, mas de qualquer forma...
Como é normal na produções dos últimos anos relacionadas com a Marvel, o filme prima nos efeitos especiais e nos cenários, embora a banda sonora não acompanhe o lado visual, tirando um ou outro momento. No que toca ao enredo e história do filme, fica como já vai sendo costume, muito à quem de qualquer expectativa da personagem da B.D..
Com um enredo básico de Bem vs Mal, representados cada um por 2 "forças-chave"; a primeira parte do filme chega a parecer uma mistura de uma comédia com uma versão luxuosa do Senhor dos Anéis. Com batalhas onde os "bons da fita" são imparáveis e não existe qualquer rival real para um Thor convencido, orgulhoso e infantil. A segunda parte, que tem por marco o a mentira de Loki, volta a mostrar um pouco mais do mesmo nas lutas, onde um dos arqui-inimigos de Thor - Destroyer - é posto fora de cena com facilidade. Com um crescimento pouco significativo das personagens e com o final, como não poderia deixar de ser, onde o Bem volta a vencer, THOR não convence como filme.

THOR perde por não ter mais interacção com e entre as personagens segundarias e por não haver duelos minimamente interessantes e desafiadores da personagem principal. Mas perde principalmente por não mostrar um Thor  muito mais adulto, perspicaz e humano e um Loki (para quem não conhece: Loki(mitologia) / Loki(Comics)) mais corrosivo, maligno; especialmente muito mais manipulador e enganador depois de saber a verdade que dele é escondida.
Em suma THOR perde por não ter boas personagens, ter fracas ligações/relações entre elas e por uma linha histórica demasiado previsível e gasta. Os poucos pontos positivos, para além dos sempre bem-vindos milionários efeitos especiais, são a relação entre outros heróis da Marvel, como é a referência à S.H.I.E.L.D., ao Iron Man e a aparição de Hawkeye.

Ou seja, se quiserem (ainda) ir ao cinema ver THOR, então que o façam pelo som da sala e tamanho do ecrã, mas não pela história.

0 comentários: