sábado, abril 04, 2009

Musiké Téchne - O som de ser português

Temos aquela mania mesquinha de que o nacional não presta, de que tudo o que é português é de segunda ou terceira classe, que não vale a pena pagar pelo trabalho dos nossos artistas. Mas depois andamos a ouvir "artistas" internacionais que em concertos ao vivo cantam como pianos desafinados, e pior que isto é que os adoramos!

Só quero fazer uma pergunta a todos aqueles que poderão vir a ler este post: se o produto português é tão mau, recordem-me, vocês são o quê? Americanos?
"Tadinhos...."

Hoje trago aqui um grupo PORTUGUÊS, os Norton. E acreditem, eles são um dos muitos remédios nacionais para todos aqueles que tem o vírus cerebral de que o que é português não é bom.

Recentemente lançaram uma re-edição do sucesso Pump Up the Jamp, de 1989 do grupo belga Technotronic. Para mim, a re-edição é bem melhor do que o original e lembrem-se, os Norton não são estrangeiros. Aqui fica o video-clip da re-edição; todos aqueles que conhecem minimamente Castelo Branco vão certamente reconhecer alguns dos locais das filmagens.



Pump Up The Jam from Norton on Vimeo.


Para quem nunca ouviu o original ou já não se lembra, aqui está:

3 comentários:

Joana disse...

Maior parte dos portugueses adora tudo o que nao seja nosso...talvez por sermos um pais pequeno, talvez por pensarem que não temos nada a oferecer ou simplesmente porque tudo o que seja feito cá não tem, o minimo de, valor...pois bem..eu ainda faço parte de uma pequena (mas muito boa) percentagem de cidadaos portugueses que gosta das coisas "made in Portugal"...mas como gosto de ser respeitada tambem respeito quem prefere coisas "made in qualquer parte do mundo que nao seja portugual"...

"se o produto português é tão mau, recordem-me, vocês são o quê? Americanos?" Mas isto não é uma questao de se ser Portugues ou não...Acho que estás a fazer alguma confusao ao questionares tal facto...Uma coisa é nao gostar do que se faz por cá...outra coisa é ser ou nao portugues...porque se os meus gostos musicais n forem muito explorados em Portugal terei que procurar por outros lados nao te parece? E o facto de ser Portugal não se resume à musica...estou ou nao certa, Daniel?

"Hoje trago aqui um grupo PORTUGUÊS, os Norton. " Se são tao portugueses...porque o nome em Ingles? E porque cantarem em Ingles? Se somos assim tao bons...porque apostamos sempre em musicas noutra lingua que nao seja a nossa...olha o caso dos Xutos (que ja duram à 30 anos), e mais recentemente os Deolinda...



*

antónio disse...

Não acredito que em Abril de 2009 ainda há pessoas com está conversa das bandas portuguesas cantarem em Inglês! A sério que não acredito!
voltamos ao que o "dono/a" deste blog diz, os portugueses pegam em tudo para dizer mal das suas bandas!
Já viram os islandeses queixarem-se da bjork ou os múm cantarem em inglâs?
Já viram os franceses queixarem-se dos Daft punk, os phoenix... cantarem em inglês?
E o nome norton é tudo menos inglês!
E a versão é óptima tal como os discos deles e todos nos deviamso orgulhar de bandas como eles ou os X-Wife, ou os The Gift ou o Tiger Man e Wray Gunn e muitos outros!
Mas por favor parem com a história do cantar em inglês, não faz nem nunca fez sentido! A música ou é boa ou é má e nos felizmente em Portugal, graças a estas bandas, temos muita e boa!

Joana disse...

Foi um mero exemplo para contrapor uma afirmaçao que o "dono" do blog fez. Nada mais. Não tenho nada contra a que bandas portuguesas cantem em Ingles ou que qualquer banda de qualquer nacionalidade prefira cantar em Ingles (e em Abril de 2009, percebe-se bem o porque dessa preferencia)...

Porque eu, tambem, nao acredito que em Abril de 2009 ainda haja pessoas que nao consigam interpretar bem as palavras/sentidos dos comentarios dos outros e digam coisas que não é a realidade...porque como ja supracitei quando referi esse facto foi para contrapor uma afirmaçao nada mais.

E estejamos em Abril ou em Dezembro de ano qualquer diria exactamente a mesma coisa, quem nao entende isso a culpa já não é minha...

E quem lhe garante que não tenho orgulho em bandas portuguesas com nomes ingleses e que cantam em inlges ?
E em Portugal temos musica muito boa...e não é so graças a essas bandas!