segunda-feira, maio 25, 2009

7ª Arte - Arena de Palma Dourada

João Salaviza, um jovem realizador de 25 anos é o primeiro português a trazer a Palma de Ouro do Festival de Cinema de Cannes, na secção de curtas-metragens, com "Arena" a sua segunda curta-metragem. De entre 3600 filmes, apenas 9 foram escolhidos para concorrer nesta categoria, sendo o filme português o vencedor.

Arena, uma curta-metragem de 15 minutos baseada na exploração do grande-plano, retrata a vida de um jovem delinquente, Mauro, detido em prisão domiciliária na zona socialmente problemática de Chelas.
"Marcado" por uma pulseira electrónica e impossibilitado de sair de casa, Mauro vai tentando ganhar a vida fazendo tatuagens. É neste panorama que ele entra em conflito com três jovens de um gang local. Estes exigem a devolução de 20€ por uma tatuagens mal feita. Depois de agredido e roubado pelo gang, Mauro fica no dilema entre sair de casa para recuperar o dinheiro e o quebrar da liberdade condicional.

Sei que existe ainda da parte de muitas pessoas um enorme preconceito para com o cinema nacional, mas são normalmente essas mesmas pessoas que não inibem de pagar para ver produção americana do tipo "Transformers" ou "Fast&Furious". Não quero com isto dizer que as pessoas não devem ver estes filmes. Por mim até podem pagar para ver a saga do "Sozinho em Casa" toda duma só vez. O que acho absurdo é falarem mal do cinema nacional, que apesar da falta de efeitos especiais, costuma ter muito bons argumentos e pagarem para ver cinema que só serve para comer pipocas.

Tenho dito.

3 comentários:

Joana disse...

Daniel,

Em primeiro lugar e tendo tu toda a razao ou nao tens de respeitar a opiniao das outras pessoas, independemente da tua. Se todos gostassemos do mesmo que seria dos restantes opçoes? ( como a celebre frase "se todos gostassem do amarelo o que seria do azul?)!

Estou orgulhosa que tenha sido um Portugues a trazer a palma de ouro apesar de ainda n ter visto a curta. E sou das pessoas que paga um cinema para ir ver filmes portugues e estrangeiros. Desde que seja um filme k me interessa porque nao?

**

Daniel disse...

E quem é que está a dizer o contrário?
É que caso não tenhas reparado, eu próprio não me importo que as pessoas paguem pelo que quer que seja que for. Apenas acho absurdo certas situações.Se encontras alguem situo onde digo o contrário, então é porque não sabes distinguir um frase séria de uma cheia de sarcasmo.

Joana disse...

Eu percebi o que queres dizer. Ainda me safo bem na minha lingua materna.

Secalhar tb n percebeste o sentido do meu comentario. Ha varias interpretaçoes e o ser humano (no geral sem especificar ninguem) tem tendencia a fazer a interpretaçao que quer.