quarta-feira, junho 03, 2009

Home - um filme de Yann Arthus-Bertrand



"Vida, um milagre no universo, apareceu à cerca de 4 biliões de anos. E nós humanos, apenas à 200 mil anos. No entanto, conseguimos quebrar o balanço que é essencial à Vida.
Em 50 anos, num único período de vida, a Terra foi sujeita a um alteração maior do que em todas as gerações anteriores da Humanidade.
Sabemos que as soluções estão lá, hoje. Todos temos o poder de mudar. Então, pelo que esperamos? "


Este é o trailer de "HOME", um filme da autoria do famoso fotografo, jornalista e ambientalista francês Yann Arthus-Bertrand. Uma visão que pretende levar à consciencialização do rumo da sociedade em relação à forma de tratar o planeta. Foi filmado em cerca de 50 países e conta com a produção de Luc Besson - realizador de "Joana d'Arc" e "Artur e os minimeus".
Para além da evidente mensagem há mais coisas unicas nesta obra cinematográfica. Será lançada na próxima sexta-feira, 5 de Junho, Dia Mundial do Ambiente, nos mais diferentes média audio-visuais: em salas de cinema, em DVD, em televisões e na internet. E como se não bastasse (e nestes casos nunca basta), nesse mesmo dia haverá debates e encontros de organizações ambientalistas em França, o filme será exibido num ecrâ gigante na Torre Eifel gratuitamente, o canal televisivo francês France 2 exibirá o filme e a Fnac lançara o dvd do mesmo a um preço reduzido.

Espero que esta acção tenha um impacto real na sociedade, mas mesmo que só consiga acordar algumas centenas de pessoas, já seria muito bom. Digo isto porque os grandes eventos nem sempre têm o retorno esperado quando se trata de fazer algo que não está enraizado no quotidiano humano, como o é a preocupação em relação ao planeta.
O próprio Live Heart é um reflexo disso. Inumeras bandas mundiais a deixarem mensagens politicamente correctas, quando num dos seus espetáculos gastam energia suficiente para alimentar uma pequena cidade.

Tirando isto, vejam pelo menos o filme, estará diponivel para ser visualizado no Youtube uma versão completa, a aprtir da manha de dia 5. Façam-no e mudem qualquer coisa no vosso quotidiano, nem que seja, finalmente começarem a reciclar.

0 comentários: