quarta-feira, janeiro 14, 2009

e os outros?

Após ter lido as intervenções de ambas as Joanas, o post de uma e o comentário ao mesmo post pela outra, achei que devia retirar a caixa de sapatos que tenho debaixo da cama.
Olho para ela e vejo uma palavra escrita toscamente, para me lembrar do que lá guardei : "Os grandes desportistas de 2008". Abro-a e contemplo.

Vanessa Fernandes, esta é a principal "menina" nacional do atletismo. Mais nova do que Cristiano Ronaldo, conta já com mais de 20 medalhas, entre elas 5 medalhas de campeã da Europa, 3 medalhas de campeã do Mundo e a recente medalha de prata em Pequim.

Nelson Évora, atleta nacional de origem cabo-verdiana, foi também um dos valorosamente contemplados com uma medalha olímpica. Os pontos altos da sua carreira são precisamente a sua sagração de campeão do mundo nos Mundiais de Osaka em 2007 e a sua medalha de ouro nos nos Jogos de Pequim.

Agora dando a minha opinião sobre o comentário da Joana. Em relação ao esforço de Cristiano Ronaldo para ser o melhor. Entre muitos outros desportistas, Francis Obikwelu é o verdadeiro exemplo de esforço e auto-dedicação. 2008 pode não ter sido o melhor ano para este nigeriano nacionalizado em Portugal, mas enquanto Ronaldo andava a sonhar em ser o melhor do mundo e já jogava nas escolas do Sporting, Obikwelu andava a acartar baldes de massa em construções em Faro a sonhar por um lugar melhor para viver.
E agora, que é dele, ao contrário dos craques de futebol que têm fama mesmo depois de se extinguirem, não acontece o mesmo a muitos outros desportistas. Obikwelu também teve e tem de suportar a sua família, em Portugal e na Nigéria e não tem nem um décimo do ordenado de Ronaldo.

Que é feito de todos os nossos atletas que para terem uma vida condigna têm de estudar? Matam-se nos treinos e nas Universidades, para perseguirem simultaneamente um sonho e a realidade do nosso mundo. O mundo dos meros mortais que não sabem das toques num objecto esférico de borracha e pano.
Soube que alguns dos nossos atletas olimpicos, não medalhados, foram estudar para os E.U.A. onde têm condições para estudar e treinar.
Deles ninguém fala, génios de corpo e mente que são subterrados por um rapaz que mal sabe falar e que tem a bonita mania de cada vez que marca um golo por-se a gritar que nem um parvo.

Ronaldo é um de 11, seja onde quer que ele jogue. Os exemplos em cima referidos são eles e apenas eles, não existem equipas ou estratégias feitas para eles.
E não me venham com a treta do: "Ah, tá bem, mas ele é Português! É uma honra para o nosso país. Ele espalha a língua de Camões!".
Ponto um: acho que não se cria mais trabalho se Cristiano ou Messi ganhassem, não há mais justiça no nosso país se for um português a ganhar, em suma fica tudo na mesma, seja um português a ganhar, seja outro qualquer.
Ponto dois: Ele só espalha a língua de Camões (e mal) porque não sabe falar Inglês.

Não digo que Ronaldo não seja o melhor do mundo futebolístico, mas digo com toda a certeza que o mundo futebolístico não é o melhor do Mundo Desportivo.

3 comentários:

Joana disse...

Daniel...li o texto todo e como tenho limitado (pois o trabalho fala mais alto) o comentario vai ser breve!

O premio da FIFa é exclusivamente para jogadores de Futebol. Dai so ouvires falar disso agora e durantes os proximos tempos. Que eu saiba nao ha mais nenhuma gala assim, k individualize a modalidade e k "honre" (nao é bem esta palavra k kero utilizar) o melhor desportista dessa modalidade. Nao ves galas para o atletismo, nao ves galas para o andebol e por ai fora...
Depois, venho por este meio dizer que talvez nao percebeste bem as minhas palavras no comentario, porque passa despercebido o tempo k ronaldo dedica aos treinos e tudo o k teve de passar para chegar onde chegou. (e torno a dizer k n o estou a defender. Estou simplesmente a falar do ronaldo enkanto desoprtista!).
Tenho, ainda, a dizer-te que aquando dos jogos olimpicos fizeste um texto aki, neste vosso cantinho, onde SO davas os parabens à Vanessa Fernandes e ao Nelson Evora pk th trazido medalhas. Entao e aos outros atletas k se "mataram" a trabalhar para essa grande competiçao? Nao mereciam tb os parabens?

é claro k todos os desportistas (incluindo os atletas) têm de, e merecem, ser reconhecidos pelo seu trabalho. Mas no mundo em k vivemos, infelizmente, ainda se da mais importancia ao Futebol que é chamado de Desporto Rei, do que a outras modalidades.

Obikwelu é um exemplo de esforço e coragem! É sim senhor, tambem nunca disse o contrario. Mas nao é o melhor do mundo, lá isso nao. E mais uma vez refiro k apenas falo a nivel desportivo/profissional, pk vida pessoal fica fora das competiçoes. Porque ambos sabemos que ha melhores velocistas no mundo do k o nosso portugues. E digo-te tb k ele era uma das pessoas com kem eu gostava de falar e se possivel ter ate um treino.

"Ronaldo é um de 11, seja onde quer que ele jogue. Os exemplos em cima referidos são eles e apenas eles, não existem equipas ou estratégias feitas para eles." E aqui é que te enganas. E enganas bem. Há sim senhora estrategias conforme os jogadores das equipas, uma vezes funciona bem outras nem por isso...Qualquer dia convido-te a vires ter uma conversa com o meu professor de Futebol e percebes k eu, talvez (pk n sou a dona da verdade, nem kero ser)tenha razao no k disse e digo as vezes k forem necessarias.

"acho que não se cria mais trabalho se Cristiano ou Messi ganhassem" Claro que se cria. Mas a criaçao de trabalho é neles próprios. Sao estimulos como estas vitorias e as derrotas tb, k fazem com k esses mesmos desportistas se esforçem mais e mais. Achas k Ronaldo teria a mesma epoca k teve se o premio lhe tivesse ido parar às maos? é obvio k não...O k contribui este premio para o nosso pais em geral? Praticamente nada...é so o facto de ontem todo o MUNDO ter conhecimento k portugal tem o melhor jogador de futebol de 2008. Nao vai haver mais justiça por isso, nao vai haver menos mortes, nem menos crimes, nem nada do genero, mas tb nao é disso k se trata. nem é o cerne da kestao.

" Ele só espalha a língua de Camões (e mal) porque não sabe falar Inglês." Outro erro...ronaldo ja fala ingles, pode nao ser o correcto, mas safa-se. E em relaçao ao portugues dele...sim nao é o melhor mas por opçoes de vida na altura, deixou os estudos de lado e dedicou a vida dele a 100 ou ate mesmo a 200% ao futebol longe da familia e da sua terra natal. a meio do post referes k muitos atletas passam sacrificos e sao genios de corpo e alma e tudo o mais, sabes o impacto k tem aos 10 anos de idade deixar a madeira, a sua familia, vir para uma cidade completamente desconhecida, onde n conhecia ninguem, para seguir um sonho? Aos 10 anos...onde se ta na altura em k tudo o k menos importa é pensar no futuro...Sao sacrificos talvez maiores do k os nadadores k em Setembro foram para os EUA para treinar e estudar...mas se bem mel embro tb n deste os parabens a esses mesmos portugues na altura dos jogos olimpicos! E se foram convidados a ir para lá, treinar, estudar, evoluir é porque lhes foi reconhecido o valor...mas na altura esse ponto no teu texto ficou eskecido.

"Não digo que Ronaldo não seja o melhor do mundo futebolistimo, mas digo com toda a certeza que o mundo futebolistico não é o melhor do Mundo Desportivo." Não sei se é ou nao...é impossivel de fazer essa distinçao pk modalidades diferentes, exigem sacrificos, entregas e tudo mais, de maneira diferente...podes sim é destacar um atleta por modalidade...agora desafio-te a escolheres tu o melhor desportista do mundo...e já vez k vai ser praticamente impossivel!

E pode parecer k estou contra o teu texto, de certa maneira estou, pk acho k n percebeste a essencia do meu comentario. Depois pk acho que tens afirmaçoes incorrectas no k escreveste (é a tua opiniao e eu respeito-a...mas continuo a dizer k é necessario abrir horizontes no mundo desportivo....desporto nao é simplesmente dar uns xutos num bola e já ta...é mto mais complexo do k pode parecer).

E ja me alongei mais do k keria...mas nas ferias de semestre...depois conversamos sobre este post!

****

Joana disse...

Ahhh e tens ali um errozinho...Vanessa Fernandes nao é a menina do Atletismo...mas sim de Triatlo, pk a menina (como tu lhe chamaste)nao se dedica apenas à corrida...ela tambem pratica nataçao e ciclismo...pekenas gafes k originam "grandes"males!

Daniel disse...

"Triatlo é uma palavra grega que designa um evento atlético composto por três modalidades" - Evento atlético, logo faz parte dos desportos de atletismo, acho eu, não sei, não sou especialista em desporto...