segunda-feira, abril 26, 2010

Depois dos Cravos

Propositadamente, ontem não postei. Não por não ter nada para dizer, mas porque queria ver como decorria o dia.

Facilmente se percebe que ontem foi dia 25 de Abril (nem que seja só pela data deste post) e por isso mesmo à muito que falar. A começar por tudo aquilo que lutaram à 36 anos atrás e que continua por fazer nos dias de hoje, mas não é disso que quero falar, que para isso já chegam os discursos políticos dos partidos da oposição.

Eu pergunto é onde está a recordação de tal dia? Onde está a celebração nacional daquilo que foi a verdadeira abertura de Portugal para o mundo? Gostamos tanto de dizer que fomos os descobridores do mundo e não nos apercebemos que foi só depois do 25 de Abril que o mundo nos descobriu a nós!

Ontem, depois do almoço, o dia parecia um domingo completamente normal, com filmes da treta nas televisões privadas e apenas os dois canais públicos davam destaque à data. Com especial atenção para a RTP2 (mais uma vez a única televisão em Portugal com alguma cultura), pois a RTP1 tinha o seu programinha fraquinho que já vem sendo costume.

Parece-me óbvio que a este passo será cada vez mais fraca a noção do que representou este dia para toda a história do país e até do mundo na mente das camadas mais jovens da sociedade. Como poderemos incutir a noção de liberdade e de luta pelo direito a ela, se em vez de um programa sobre esta data histórica, preferimos transmitir nas nossas televisões filmes americanos com um fraquíssimo conteúdo e simbolismo?

Não é só passar o esgotado "Capitães de Abril" de Maria de Medeiros e já está...

0 comentários: