segunda-feira, abril 19, 2010

Vinha com a ideia de postar sobre um assunto mas o que aconteceu hoje no complexo fez-me mudar de ideias!
Ia eu para o complexo desportivo da Covilhã para ter aulas de ginástica (realizadas diariamente e gratuitas) e quando lá chego dizem-me que o complexo vai estar encerrado até dia 15 de Junho porque iriam fazer obras por causa da selecção de Portugal ir para lá fazer estágio.
Agora eu pergunto, será preciso uma cidade inteira parar para receber um bando de homens que a única coisa que sabem fazer é dar chutos numa bola e ganhar dinheiro? Quem me conhece bem sabe que eu até gosto de futebol mas por favor! Não é preciso privar os habitantes de uma cidade da sua rotina e de tudo a que têm direito porque se lembraram de acolher a selecção!
E se a maioria das pessoas acha muito giro a selecção vir estagiar para cá e até quer ir assistir aos treinos e jogos então é melhor pensarem de onde vem todo o dinheiro que vai ser gasto para os acolher. Os jogadores vão ocupar dois hotéis da cidade e de certeza que não são eles que vão pagar a sua estadia!

A Covilhã precisa de bem mais coisas do que ter a selecção nacional a estagiar nos seus campos!

20 comentários:

Anónimo disse...

Eu li todas as tuas palavras! Li todos os teus desabafos. Li e de certa maneira percebo-te (esta veio de futura (quase quase =P) Cientista do Desporto vem ao de cima nestas circunstâncias!).

Vamos lá ver se consigo por as ideias todas em ordem (e de forma perceptível) neste teu espaço. É mau (para não dizer péssimo) que o complexo esteja encerrado ate dia 15 de Junho...são praticamente dois meses fechados, para receber a Selecção Nacional. Mas a nossa cidade nunca passou despercebida aquela federação pelas condições que proporciona aos seus atletas. Estamos bem situados é o que é. Já em 2004 estiveram para vir e acabou para vir a Selecção Sub 21. Mas desta feita vem mesmo a equipa principal. Se é bom para a cidade?É mais que optimo. A todos os níveis (só quem não olha para este facto com olhos de ver... discorda do que eu acabei de dizer.
A cidade não vai parar...vai é estar voltada para eles nestes tempos. É necessário fazer obras, fazer as modificações necessárias (e as acordadas entre as duas entidades envolvidas,para estar tudo pronto para que haja condições e se possa fazer um estagio como deve ser.
E a ideia do que eles so sabem dar uns chutos numa bola e ganhar dinheiro, já é muito redutora...cada vez mais os jogadores apostam na sua formação académica e muitos deles tentam conciliar um curso universitario com a vida profissional. Por isso...muitos deles (não todos, como é obvio) conseguem ser muito mais que isso!

"Não é preciso privar os habitantes de uma cidade da sua rotina e de tudo a que têm direito porque se lembraram de acolher a selecção!"
Minha Cara, antes de haver o complexo onde é que as pessoas corriam?? Era noutro lugar de certeza...tanto que se lá fores a meio da semana no final da tarde...as pessoas continuam a ir para lá e correm à volta do complexo...Em relação às aulas não sei se houve a possibilidade de serem alteradas para outro local ou não...mas nada que entrares em contacto com a câmara municipal para te informares sobre o assunto. E sim, eu própria reclamei contra o encerramento do complexo desportivo, porém existe a necessidade de e fazerem as obras...e com as pessoas lá a segurança destas não seria a melhor.

Jectura...a estadia da selecção não é o Carlos Pinto (com o nosso dinheiro) que a vai pagar...a Federação (que deve ser das que tem um orçamento maior no nosso País) tem euros suficientes para tal...e pelo que sei, o dinheiro feito com os jogos, com os treinos, grande parte vai ser dada à cidade...por isso não há cá pensamentos menos positivos à cerca desta "visita" prolongada dos nossos representantes.
A equipa vai ocupar dois hotéis da cidade...e depois? Melhor para os hotéis que os acolheram...a perder é que não ficam...e já pensaste nos beneficios economicos que vai trazer à Covilhã e aos arredores? Os jornalistas de TODO o mundo, mais os curiosos, entre tantos outros que se tudo correr bem será uma mais valia....

Agora que vao ser 3 semanas loucas nesta cidade, lá isso vão. Mas também não é todos os dias que vais ver( ou ter) jogadores de alto nivel (e não falo de aspectos pessoais...apenas desportivos) na nossa cidade! E nos como bons acolhedores como sempre fomos...vamos ser mais uma vez! Se escolheram a nossa cidade por alguma razão foi...


"A Covilhã precisa de bem mais coisas do que ter a selecção nacional a estagiar nos seus campos!"

Mas precisa a Covilhã e as outra cidades (e até paises). Mas tb precisamos de ter projecção, Joana. Começar a alagar os nossos horizontes. E vais ver que quando deres por isso...já tudo passou e valeu a pena! =)

Joana disse...

O coment é meu! O login falhou e ficou como anonimo =P

Daniel disse...

Deixa-me que discorde do teu comentário, Joana.

Primeiro porque toda a cidade tem fundos destinados à atracção de eventos e turismo, o que faz com que a Covilhã vá gastar dinheiro com a vinda dos jogadores.

Segundo, porque nenhum dos actuais jogadores da selecção principal tem qualquer instrução para alem da exigida quando se tornaram profissionais, ou seja, o 9º ano.

Terceiro, porque o desporto em Portugal não é só futebol, facto em relação a isso é que já tivemos muitas medalhas e titulos nos mais diversos desportos, mas nunca no futebol. Mas depois são esses mesmos medalhados que têm de ir limpar casas para se sustentarem como aconteceu com um campeã de lançamento do peso.

Volto a dizer aquilo que digo cada vez que este assunto do futebol vem à baila: o desporto rei é sobre-valorizado.

Joana disse...

Concordo com o que o Daniel disse. E tenho a dizer mais uma coisa...porque será que só agora que a selecção vem para cá se vão fazer obras que a cidade precisava há já algum tempo?
Ainda hoje me deparei com montes de obras nas estradas. E tudo porquê? Por que a selecção vem para cá e dava uma má imagem os buracos nas estradas e a falta de passeios nas ruas.
Com isto só concluo que os habitantes da Covilhã não merecem o privilégio de terem as ruas e estradas arranjadas para seu próprio uso!

Eu não digo que muitos espaços comerciais e o turismo não vai ficar a ganhar com isso. Mas o que é certo é que de certeza que durante estas próximas semanas os preços das coisas vão disparar!
E digo mais uma vez que a cidade precisa de muitas coisas que deveriam ser feitas não porque a selecção vem para a Covilhã e porque a cidade até vai aparecer de vez em quando na tv mas sim porque as pessoas precisam dessas coisas!

Joana (sem login) disse...

Meu Caro Daniel,

Mas todas as cidades têm fundos vindos do estado (e dos nossos bolsos)para os eventos e turismo...não é SO a Covilhã...mas sim TODAS as cidades deste pais (e já não falo na Europa pk nem vale a pena)...por isso é normal que se gaste dinheiro neste campo. Mas já paraste para pensar que o dinheiro que vamos gastar com esta vinda da selecção é mínima comparada com o que a Federação vai investir??? (E esta semana a Federação Portuguesa de Futebol passou a ser privada e não pública...mas dinheiro tem e irá ter...). Por isso, acho que a questão do dinheiro não é a fulcral para esta vinda! Muito pelo contrário.

Oh Daniel...tens noção do que estas a dizer???Posso ser eu a pessoa errada...mas sei de fontes seguras que não é bem assim...mas...
(e acho que é URGENTE acabar com o estereotipo de que os jogadores de futebol tem um Q.I baixo ou que não têm estudos...porque actualmente isso já se verifica cada vez menos!)


Claro que o Desporto não é só futebol!!!E AINDA BEM!!!!!!!MAS, e repito MAS é o Futebol que mais dinheiro dá no nosso pais...e por isso mesmo mais se investe nesse desporto...e acredita que daqui a uns anos(e não muitos) as coisas vão mudar!E ainda hoje assisti a uma palestra que envolvia o tema e este assunto foi referido,falado, discutido...e a conclusão foi mesmo essa...os Desporto em Massa vão começar a entrar em quebra...e nessa altura já vais dizer que o futebol está a ficar para trás. Nunca tivemos muitos titulos no Futebol??? Daniel, Daniel...andas pouco atento as noticias desportivas...
Mas nem todos os atletas têm a projecção que os futebolistas (e outros...sabes que o desportiva que tem o salario mais alto...não é um futebolista...mas sim um Golfista (se a memoria nao me falha)!!! Por isso...essa tua relação directa não é assim tão linear.

"O desporto rei é sobre-valorizado." Com esta frase disseste tudo! Mas mesmo tudo! Se se trata do Desporto Rei...queres o que? Que as pessoas virem costas? Deixem de ir assistir aos jogos? Apoiar os clubes? A Selecção?
É o Desporto que tem mais praticantes...por isso é normalíssimo esta valorização..Assim como noutros países o Desporto rei seja a Natação, o Atletismo, Esgrima, Tenis...e por ai fora!!!!


Acho que há demasiadas questões à volta desta vinda da Selecção à NOSSA cidade (é que havia muitas cidades (e possibilidade de irem para o estrangeiro) a quererem acolher a Selecção das Quinas...mas pelos vistos nem todos percebem isso...é pena. É muita pena...

Gonçalo Nogueira disse...

Bem... visto isto, era [quase] impossível eu não comentar! lol

Em primeiro lugar, acho estas ideias concebidas com um pensamento muito redutor.
Sem dúvida que é óptimo para a Covilhã receber a Selecção Nacional! Se o complexo fica fechado 3 semanas? Epah, querem corrrer usufruam dos Circuitos de manutenção. Querem jogar futebol, usufruam dos vários pavilhões que a cidade (e aldeias do concelho) possui.
Nada melhor para "injectar" dinheiro nesta cidade que a vinda da selecção! Bom para a restauração, bom para os hotéis, bom para os amantes da modalidade. Acho que devia ser motivo de orgulho a presença deles cá! É sinal que conseguimos reunir as condições necessárias à sua estadia! Se são burros? Se não têm instrução? Eles são bons naquilo que fazem! Aliás, temos entre nós um dos melhores do mundo! Não precisam de saber matemática, farmacologia ou design gráfico para fintar, correr e marcar golos! O Obikwelu também não diz duas palavras direitas e, no entanto, todos sabemos do seu mérito!

Em 2º... Concordo que a câmara terá de investir algum dinheiro. Sim, sem dúvida! Mas não será um bom investimento? Não serão benéficas as melhorias que estão a fazer? Era bom que todas as selecções das várias modalidades nacionais viessem para cá estagiar! Certamente que seriam recebidas da melhor maneira! Mas, infelizmente, nenhuma se designou a vir para cá... Imagina um estágio de rugby ou ski... Não seria necessário uma montanha de obras adicionais e despropositadas que não voltariam a ter uso? (ou então um uso tão reduzido que jamais justificaria o investimento).

Em terceiro... o futebol não está sobrevalorizado. Simplesmente é aquele que apresenta uma maior massa tanto associativa, como a nivel de adeptos. É aquele que move as maiores causas. E investe-se nele, porque devido a isso, é ele que gere os maiores lucros e sem dúvida que a nossa cidade só tem a ganhar com isso! (e eu bem que gostava de ver cá a selecção nacional de basquetebol...)

Bem... mas isto sou eu a pensar assim. Não poderia deixar de opinar um post sobre o qual estou totalmente em desacordo.

Beijo e abraço

Joana (sem login) disse...

Jectura,
Já paraste para pensar que agora que vem a selecção há mais dinheiro para essas obras...eu REPITO houve dinheiro a entrar na câmara, com a vinda da selecção, para essas mesmas obras!!!
Se dava boa imagem ou não, não é essa a questão...mas sim na projecção que a cidade irá ter nestas três semanas...Opa será que sou a única a ver o benéfico desta vinda?

Mais do que a nossa selecção, os Covilhanenses merecem e muito estas obras...e quem é que vai usufruir delas??? A selecção???Ou nós???Pensa comigo, a selecção vai estar cá três dias em que mal vão pisar o chão que se anda a arranjar por estes dias na nossa cidade...vão estar mais vezes dentro do hotel, do complexo, do que propriamente a passear....será que não seremos nós que pisamos este chão todos os dias os grandes beneficiados???
Tens intenções de ir almoçar/jantar a restaurantes perto das zonas onde a Selecção vai estar? Parece me que não! Por isso o aumento dos preços não nos deve afectar assim tanto quanto isso...
E a cidade precisa de muitas coisas que as eu tempo irão chegar...não podemos é ser ambiciosos e pedir tudo de uma vez.

Se a Selecção não vem cá, reclama-se. Vêm e reclama-se igual...não percebo...Sinceramente não percebo...Ao que esta a acontecer chama-se Evolução meus caros!!! Já tivemos a selecção sub 21, agr vamos ter a principal...e futuramente virão outros (outras modalidades). E disto tenho eu a certeza!

(e não é por ser da Área...acreditem que não, só que consigo observar para lá do óbvio...tentem fazê-lo tb).

Daniel disse...

Mais uma vez julgo-te errada em diversos pontos.

Primeiro e antes de tudo, por acaso ao golfista é português? Não.
O golfe nem sequer é um desporto de competição ao nível nacional, por isso o Senhor Tiger Woods não conta.
Sabes ou deverias saber que o desportista nacional mais bem pago é o Cristiano. Pois se estamos a falar de gestão publica nacional, são apenas exemplos nacionais que se devem utilizar.

Segundo - A selecção vai passar a ser privada. Sim, talvez, tão privada quanto a EDP e a PT (LOL!). E por isso mesmo, vai continuar a ter mão amiga do Estado.
Ou vais tentar convencer-me de que as publicidades e patrocínios em nome da Federação (pois eu só vejo grandes e sublinho Grandes publicidades de jogadores individuais) vai pagar por tudo o que gastam?
Nop

Terceiro - o que se faz e diz lá fora não me interessa, a Alemanha, França e Inglaterra bem que podem andar com os cofres a arder por causa das federações de futebol delas que a mim e aos portugueses não afecta nada. Também há que mudar este estereotipo de contar com os exemplos de fora para tirar o nosso país da imagem de pior exemplo, minha Cara.

Por extensão a isto, também me preocupo um pouco menos (longe de totalmente) com o que as outras cidades fazem. Porque se são exemplo para o mal, porque não o são também para o bem? Eu não vejo, na Covilhã, o desenvolvimento (mesmo que à sua medida) ao nível cultural, comercial e social que vejo nas outras cidades. Se não somos dignos das benesses porque temos de o ser dos deveres?
Referindo o que a Carvalho disse já, parece que os covilhanenses só por si não são dignos de terem melhores condições na sua própria cidade, pois só vêm mudanças ou por volta das eleições municipais ou quanto cá vem "alguém".

Por ultimo; minha Cara, disse desporto rei, porque é assim conhecido, porque como bem sabes para mim é bem mais desporto pedreiro. Quanto à tua fonte segura, pergunta-lhe quantos marmanjos da selecção, sublinho, da Selecção, têm mais que o 9º ano?
Eu não estou a falar dos futebolistas que jogam na 2ª e 3ª ligas que o fazem quase pela camisola (ou dos retirados) , estou a falar dos "senhores" que vão aparecer que nem deuses na Covilhã daqui a umas semanas.

Tenho dito

Anónimo disse...

Discordo inteiramente com o post e concordo inteiramente com a Joana e o Gonçalo.

A selecção de futebol não é mais que as outras - concordo. Mas não foi a Covilhã que os escolheu, foram eles que escolheram. Tenho a certeza que a Covilhã receberia bem outra selecção que viesse.

A Covilhã não tem verbas - concordo. Mas a injecção de dinheiro para as obras nas infraestruturas vêm da federação e dos seus elevadissimos patrocinios. E quem vai ganhar com as obras? Os Covilhanenses que vamos usufruir mto mais delas que a equipa de futebol.

Os jogadores não têm cursos superiores? Olha mtos canalizadores e electricistas também não têm e fazem muito melhor figura nas suasprofissõesdo que eu faria.

A quantidade de gente que isto vai mobilizar... A cidade da covilhãjá foi industrial mas neste momento é uma cidade virada para o comércio! Já imaginaram as vantagens que o comércio (nomeadamente restauração) vão receber com isso? (Acho mesmo que não vai haver escoamento :X)

É claro que vamos ficar sem o nosso complexo para correr durante 2 meses mas olhem...façam como eu... façam caminhadas na serra... usem o circuito de manutenção... ou corram pela avenina da anil se preferirem :D

Beijinho,

Mafalda

Daniel disse...

P.S.: Depois da estadia da Selecção, quero ver que injecções de capital afinal foram essas...

Anónimo disse...

Foram as injecções para melhorar as infraestruturas possiveis.. Querias o q? Dinheiro que pagasse CULTURA? Também eu queria mas para isso terias de mudar a mentalidade de 90% da cidade... 90% do país!

A cidade não tem nada a perder com esta vinda da selecção. Tem a ganhar. Tens tu? Não... Nem tu nem eu, que a unica coisa que ganho é uma história para contar aos netinhos e algumas estradas mais alcatroadas. Mas imaginas quantas pessoas na cidade poderão ganhar com isso?

Anónimo disse...

Esqueci-me de assinar. Mafalda

Daniel disse...

Quantas? Ora 2 ou 3 dos hotéis (onde para alem da estadia, vão também ser a maioria das refeições) ou vão contratar mais pessoal ou aumentar os salários de alguém só por causa da selecção?
Mais 3 ou 4 na Câmara, nem que seja indirectamente.
mais umas 8 ou 9 em outros locais. E não me venham com a história do turismo, ninguém vem à Covilhã para vê-los treinar e os poucos que vierem trazem a bucha de casa :P

Fazendo as contas: 16 pessoas, nem que fossem 30, ao preço que isto vai ficar ao município, compensa? "Ora..Noves fora...É só fazer as contas"

Anónimo disse...

Ninguém vem ver a selecçãojogar? Não conheces o país onde vives. E por falar nas buchas... Ganham as roulottes... Ganham os restaurantes... Não ganham os trabalhadores? Olha com a merda de desemprego q aí anda ganham EMPREGO... Ou não o perdem!

Esperemos para ver. Sabes q a economia do país constrói-se pelas empresas... piquenas e médias empresas como dizia a MFR.

E tirando o que se pode ganhar economicamente, culturalmente, etc... Deixa o povo ser feliz.

Mafalda

Daniel disse...

Pronto "atão" vivam os senhores das roulottes, que fogem aos impostos e ajudam a economia nacional. Restaurantes? pensei que o meu país as classes baixas estivessem numa crise, mas como eu já vi de tudo...

E sim, o futebol deixa a grande maioria da população feliz, pelo menos até sermos desqualificados no mundial. Aí já é outra conversa e os "menos aís" ficam para daqui a 2 anos no próximo europeu.

Joana disse...

Eu espero, mas espero sinceramente, que a vossa opinião mude depois dos números totais quando a selecção for para a Africa do Sul...Espero mesmo!!!!!


E respeito a vossa opinião (embora a considere com algumas falhas)! Isto que fique bem claro!

Joana (autora do post!) disse...

Bem...depois disto tudo o que mais posso eu dizer?

Será que só os meus posts é que geram esta polémica?

Cada um tem direito à sua opinião! E todos nos respeitamos uns aos outros por isso acalmem-se lá!

E se uns vêm isto de uma forma benéfica a nível do turismo e afins outros acham que isto não vai trazer nada de novo para a cidade.

São opiniões!

Anónimo disse...

Oh Joana... Ainda bem que há polémicas... Todas as discussões saudáveis são bem vindas. Eu não concordo contigo. Já me manifestei. Não vou continuar a discussão ;)

São opiniões. pronto ;)


Mafalda

Aura disse...

Haha, bem chegou a minha vez de comentar =) no meu ver a vinda da selecção vai ser benéfica para a economia da zona. Mais obras? Mais empregos. Se o dinheiro vier da federação e dos seus patrocínios tudo bem, são entidades privadas. Vai trazer animação a esta cidade, vai trazer gente - mais comércio, mais turismo, recirculação de fundos. Vamos divulgar a cidade e a Beira Interior, e renovar a ideia que os portugueses têm da beira interior, um local já mais desenvolvido do que era há muitos anos!! Vamos ter que passar sem 2 meses no complexo, mas decerto que os efeitos benéficos se irão sobrepor aos efeitos mais negativos da vinda do grupo de pessoas que faz vibrar milhões de corações em Portugal.

Unknown disse...

como esta gente está enganada...

e falo por experiência própria porque eles estiveram a estagiar em Évora para o Euro...

é muito lindo toda a utopia de empregos, dinheiro a entrar e tudo de bom para a cidade..
mas geralmente o que acontece é que eles chegam, usufruem de tudo o que eles foi posto ao dispôr e serem simpáticos, mostrar algum carinho com as pessoas da terra tá quieto! fazem o seu suposto trabalho, jogam um ou 2 jogos e vão embora e se possível sem olhar para trás nem para cumprimentar.
tudo bem que podem vir pessoas de fora gastar cá algum dinheiro... mas comparado com o que vai sair dos bolsos da câmara...

Joana tou contigo! e se quiseres vou contigo e levo o cartaz

(e quanto às obras.. se não fosse a selecção inda nós acabavamos o curso e elas inda não tinham sido feitas!)